No Windows O Gerenciador de Tarefas é uma ferramenta muito poderosa. Graças a ela podemos conhecer todos os programas que se carregam na memória e os processos que estão rodando em tempo real. No entanto, para usuários que desejam ou precisam saber mais sobre os processos em execução no computador, essa ferramenta pode ser insuficiente. Portanto, é necessário ter sempre à disposição gerenciadores de tarefas mais completos que nos permitam saber em tempo real o estado de nosso computador, como é o caso de Process Hacker.
O Process Hacker é uma ferramenta completa para Windows, totalmente gratuita e de código aberto, focada em substituir o gerenciador de tarefas do Windows por usuários que precisam ter muito mais controle sobre os processos do PC.
Como podemos ver, a interface principal é muito mais completa e detalhada do que a interface do próprio gerenciador de tarefas do Windows. Além disso, é muito mais fácil ler, pois cada processo tem seus threads marcados corretamente.
Se clicarmos com o botão direito do mouse em qualquer um dos processos que abrimos no PC, poderemos ver uma lista de ações que podemos escolher. Entre eles, poderemos encerrar qualquer processo, toda uma árvore de processos e até alterar prioridades ou buscar mais informações sobre o processo em questão na Internet.
Juntamente com os processos abertos, este programa também nos permite controlar os serviços que estão sendo executados no PC. E é claro que também teremos controle sobre eles.
Recursos especiais do Process Hacker
Uma das características deste programa é a possibilidade de exibir gráficos no estado do hardware em tempo real. Usando o atalho de teclado Control + I poderemos saber em todos os momentos o uso de memória, gráficos e CPU do nosso PC. Graças a este simples monitor poderemos saber se algum componente (por exemplo, um núcleo de CPU) está a funcionar a plena capacidade, tendo um ponto de partida para investigar, por exemplo, um mau funcionamento do Windows.
Outra de suas principais características é a possibilidade de nos informar se um processo está bloqueando um arquivo ou pasta específica. Usando o atalho de teclado Controle + F poderemos ver a pesquisa de processos e DLLs específicos para que, se algum arquivo estiver causando problemas para eliminá-lo, possamos fazê-lo facilmente.
Se nossa Internet estiver lenta, outra das funções do Process Hacker que podemos usar é seu analisador de rede. Dentro do “Network” Na janela principal, poderemos encontrar todos os processos que possuem uma conexão ativa com a Internet. Portanto, se algum deles não estiver conectado, podemos encerrar o processo com força.
Este programa também nos permite saber em tempo real a atividade do nosso disco . Uma característica muito importante, graças à qual poderemos conhecer a prioridade de entrada / saída de cada processo e saber se algo está fazendo uso não autorizado da unidade.
Outras excelentes características deste programa são:
- Permite conhecer em tempo real o uso do WOW64 e .NET.
- Tem uma função para criar, editar e controlar serviços.
- Muito pequeno, portátil e 100% de código aberto com licença GPLv3.
- KProcessHacker, um driver no modo kernel para acessar o kernel do Windows.
Uma ferramenta de desenvolvedor
As possibilidades oferecidas por este gerenciador de tarefas para Windows são muito grandes. E embora as opções acima sejam as principais características deste programa, é claro que elas não são as únicas. Process Hacker é um programa amplamente usado por programadores, pois permite despejar as informações da memória de qualquer processo em tempo real.
Graças à “Despejo” Como opção, podemos obter um despejo de memória bruta para analisar o que exatamente estava acontecendo na memória do nosso PC. Além disso, possui um “depurar” ferramenta que nos permite depurar qualquer processo em tempo real.
E também permite ver todas as informações sobre qualquer arquivo executável, para que possamos saber facilmente o que ele faz ou a quais bibliotecas ele tem acesso.
Uso perigoso
Em boas mãos, o Process Hacker é uma ferramenta muito poderosa que nos permite ter controle absoluto sobre tudo o que é executado no nosso PC. No entanto, nas mãos erradas, pode ser uma ferramenta perigosa.
Este software permite que você encerre qualquer processo em execução no nosso PC. Incluindo programas de segurança e antivírus. Portanto, existem grupos de hackers que usam essa ferramenta em segundo plano para desligar ou bloquear processos antivírus.
Baixar Process Hacker
Este programa é totalmente gratuito e de código aberto. Se quisermos usá-lo, podemos baixar a versão mais recente disponível no site seguinte link . Este programa é compatível com sistemas de 32 e 64 bits. E podemos executá-lo nas janelas 7, 8.1 e Windows 10. Além disso, se tivermos um sistema mais antigo, como XP ou Vista, podemos fazer o download da versão “Legacy” que funciona nessas edições antigas.
Finalmente, podemos escolher entre uma versão instalável, para ter sempre o programa em mãos, ou uma versão portátil, muito mais confortável e que sempre podemos transportar manualmente em um USB.
Outras alternativas para substituir o Gerenciador de Tarefas
Além do Process Hacker, na rede também podemos encontrar outros programas projetados para substituir o gerenciador de tarefas do Windows. Alguns dos mais relevantes são:
- Process Explorer : Explorador de processos gratuito desenvolvido pela Microsoft para quem precisa de funcionalidade extra. Ele nos permite controlar tudo o que é executado no PC, as DLLs usadas. E também se integra ao Virus Total para analisar se todos os processos são seguros ou se alguns podem ter sido criados por malware.
- System Explorer : outra alternativa, um pouco mais simples que as anteriores, que nos permite ter controle sobre tudo o que é executado em nosso computador. Como o Process Explorer, este programa pode verificar o VirusTotal se algum dos processos abertos for um vírus e também obtém uma segunda opinião do Banco de Dados de Arquivos.
Deixe um comentário