Se você tem um site no WordPress, então sabe como o SEO algumas vezes pode ser complicado. O plugin Yoast é uma ferramenta valiosa para otimizar seu site para mecanismos de pesquisa.
Este guia explora as peculiaridades do Yoast SEO: o que é, como é útil e como você pode usar sua integração com a Semrush para tornar o conteúdo do seu site otimizado para mecanismos de pesquisa.
O que é o Yoast SEO Plugin e por que você deve usá-lo?
Após ser instalado, o plugin Yoast SEO funciona um pouco como um assistente virtual, oferecendo técnicas para ajudar a otimizar seu site.
Isso torna o site mais acessível aos usuários e rastreadores de mecanismos de pesquisa, melhorando o SEO e a legibilidade do conteúdo. Após a integração com a Semrush, o Yoast SEO se torna uma ferramenta de SEO on-page ainda mais poderosa que pode melhorar os posicionamentos do site e oferece mais controle sobre como suas páginas são exibidas.
O Yoast SEO é uma ótima ferramenta para iniciantes, principalmente quem está preocupado em fazer SEO para blogs, pois tem uma configuração passo a passo. Ela fica na guia “Plugins” do WordPress. Depois de instalar o plugin, abra o assistente de configuração. Você responderá a algumas perguntas de configuração para fornecer ao Yoast as informações básicas do site. A partir daí, está tudo pronto para começar a otimizar seu conteúdo.
Imagine que você escreveu um novo post ou artigo no blog e quer compartilhá-lo. É hora de marcar a meta box e a barra lateral do Yoast SEO (elas aparecem em diferentes lugares na página de pós-criação). Esses são os recursos que você usa ao editar seu post.
Se é sua primeira vez, confira os recursos aos quais deve prestar atenção:
- Frase-chave foco
- Análise de legibilidade
- Análise de SEO
- Visualização no Google
- Visualização no Facebook e Twitter
- Schema
Vamos conferir em mais detalhes.
Frase-chave foco
Se você estiver tentando se posicionar com palavras-chave no Google, esse indicador pode ser importante. A frase-chave foco é a primeira caixa que aparece na barra lateral do Yoast para o WordPress. Aqui, o Yoast pede que você insira uma palavra com a qual quer se posicionar nos resultados de pesquisa.
Claro, isso significa que você primeiro faz a pesquisa de palavras-chave para descobrir qual a melhor frase-chave. Depois de inserir sua frase-chave foco, o Yoast dá um feedback direto sobre como a palavra-chave já está implementada no texto:
Confira os tópicos identificados por cores para descobrir o que você está fazendo bem e o que precisa melhorar. Quando todos os tópicos estiverem verdes, está tudo pronto.
Análise de legibilidade
A análise de legibilidade fica na seção de frase-chave foco. Nela, o Yoast analisa seu post para determinar a facilidade da leitura. O plugin verifica fatores como frases individuais, palavras de transição e estrutura de parágrafos e fornece pontuações individuais. Elas totalizam uma pontuação geral.
A legibilidade é essencial para ter um bom SEO, porque textos mal estruturados ou pouco claros podem perder leitores. Ao seguir as sugestões de melhoria do Yoast, você otimiza o texto da página e melhora a legibilidade do conteúdo.
Análise de SEO
A seguir, temos a análise de SEO. Embora a análise de legibilidade informe o quanto o texto está otimizado, a guia de análise de SEO analisa seu texto para informar a otimizar para o mecanismo de pesquisa.
Use essa ferramenta para conferir o tamanho dos seus metadados, como você usou a frase-chave, os links que usou no post e os elementos do snippet. Você recebe pontuações de cada um desses elementos, assim como uma pontuação geral de análise de SEO.
Use bem esse feedback e fique de olho nos tópicos identificados por cores para garantir que está fazendo o melhor trabalho possível.
Visualização no Google
Esta seção mostra uma visualização do site na SERP do Google.
É importante dizer que não é garantido que a visualização seja exatamente como será exibida na SERP. Embora o Google entenda sua entrada como um conselho, ele ainda pode fazer alterações nas suas SERPs.
No entanto, fornecer conteúdo bem otimizado é um bom sinal para o Google, pois sugere que seu site é confiável.
Visualização no Facebook e Twitter
Nesta seção, você pode analisar como sua postagem pode ser exibida depois de ser compartilhada no Facebook ou Twitter.
Não se esqueça de personalizar elementos importantes do post, como o cabeçalho e a descrição, para aumentar seu impacto. Embora as postagens nas redes sociais tenham pouco efeito nos posicionamentos de SEO, podem ajudar a aumentar a frequência com que suas postagens são compartilhadas, o que pode aumentar o número de visitantes do site.
Guia Schema
Os dados da aba Schema ajudam os mecanismos de pesquisa a entender o tipo de conteúdo com o qual interagem.
O padrão do Yoast para uma postagem é “artigo”, mas você pode personalizar essa configuração na guia Schema para suas postagens e páginas. Se o conteúdo for específico para outra categoria, escolha uma opção mais precisa.
Considerações finais
Por si só, o plugin Yoast SEO é uma ferramenta poderosa de otimização para sites do WordPress de qualquer porte. Quando integrado às ferramentas de palavras-chave da Semrush, fica mais fácil do que nunca otimizar seus posts, páginas e artigos.
Se você estiver começando agora no mundo do SEO no WordPress ou é um profissional experiente, o plugin Yoast SEO para WordPress é uma escolha certeira.