Relatórios do Google Analytics: como interpretá-los?

Entenda quais são as principais métricas e como analisar os relatórios do Google Analytics para ter mais resultados com a sua estratégia.

Compreender os relatórios do Google Analytics e o funcionamento da ferramenta são fatores fundamentais para uma boa estratégia digital.

A ferramenta do Google permite que você tenha na palma de suas mãos total conhecimento sobre como os usuários interagem com o seu site. Para isso, você só precisa acrescentar algumas linhas de código nele.

De acordo com o Google:

“O Google Analytics não apenas permite a você avaliar vendas e conversões, mas também apresenta informações atualizadas sobre como os visitantes usam seu site, como chegaram até ele e o que você pode fazer para que retornem.”

Entretanto, a ferramenta por si só não faz milagres. É preciso ter sabedoria tanto no momento de interpretar as informações que ela oferece, quanto quando for traçar estratégias com base nelas.

Como o Google Analytics pode auxiliar na estratégia digital?

É simples. Para que você consiga desenvolver uma boa estratégia de marketing, precisa conhecer o perfil de seu público. E é exatamente nesta tarefa que o Analytics te auxilia.

Pois os relatórios do Google Analytics oferecem infinitas possibilidades para qualquer pessoa que tenha uma empresa com site e queira obter resultados melhores em suas estratégias de marketing.

Para que você as entenda melhor, explicaremos cada um desses menus individualmente, mas antes disso, precisamos falar das métricas.

Entenda as principais métricas do Google Analytics

Primeiramente, para interpretar os relatórios do Google Analytics, é necessário entender quais são as principais métricas e suas definições.

Então continue lendo o texto para conhecê-las:

Usuários

Por muito tempo esta métrica foi chamada de “visitantes”. Este número representa as pessoas que chegaram até o seu site e navegaram por, pelo menos, uma página. 

O Google apresenta a divisão entre novos usuários e recorrentes, sendo assim:

  • Novos: Quem está acessando o seu site pela primeira vez
  • Recorrentes: Quem já acessou alguma vez o seu site. Mas como ele sabe? Por conta dos cookies que são instalados e captados. Não importa há quanto tempo você acessou, o Google identifica.

Dessa forma, é muito importante analisar estes dados. Pois, por meio deles, você perceberá se está atingindo um novo público e também se essas pessoas estão voltando ao seu site.

Sessões

Talvez esta seja a métrica mais complexa de entender e como o Google calcula o número de sessões. Mas vamos explicar aqui de forma bem breve.

A métrica “sessões” diz respeito às interações que os usuários têm em seu site. Mas para fazer esse cálculo, o Google leva em consideração dois fatores: tempo mudança de campanha.

Só para exemplificar, imagine que você abriu o nosso site e navegou por outras guias, sem interagir com ele, apenas deixando a página aberta. Depois de 30 minutos, você volta ao nosso site e interage com as páginas, isso contará como duas sessões.

Agora, se você acessou o site e, na mesma janela de 30 minutos, visitou várias páginas do blog, contará apenas como uma sessão.

Essas situações citadas acima, são referentes ao fator “tempo”. Já o fator “mudança de campanha” é analisado da seguinte forma: quando você acessar determinado conteúdo por meio de mecanismo de busca, referência ou URL com UTM e depois seguir navegando no site.

Por exemplo, José recebeu um anúncio que em seu domínio consta uma URL codificada que leva para uma página de produtos. Depois de visitar esta página, José clica na home e “muda de campanha”, então contará como duas sessões. 

Se acaso você quiser compreender melhor como o Google faz todo esse cálculo, acesse a página oficial, na qual consta a explicação completa. Clique aqui.

Visualizações de Página

Parece um tanto óbvio, esta métrica se refere a quantas páginas do seu site foram visitadas em determinado período.

Para entender melhor, vamos exemplificar. O José acessou o seu site e visitou 10 páginas diferentes, então ele contará como uma visita, mas 10 visualizações de página.

Esta métrica precisa ser analisada com atenção. Pois ela pode ser considerada uma métrica de vaidade. Afinal, de nada adianta ter muitas visualizações de página se o tempo de retenção é baixo e a taxa de rejeição alta.

Taxa de rejeição

Falando em taxa de rejeição, vamos explicar melhor esta métrica que é muito importante para melhorar suas estratégias digitais.

Ela representa a quantidade de pessoas que chegou no seu site, não fez nada e foi embora, sem clicar em outros links ou visitar outra página. 

Algumas empresas criam estratégias para reduzir essa taxa, como a adição de ‘eventos’. Por exemplo, incluir um item com “veja mais” em blogs, para ler a notícia completa.

Mas e qual a taxa de rejeição ideal?

Nós poderíamos dizer que quanto mais próxima de zero, melhor.

Porém, a verdade é que depende muito do tipo de site. Por exemplo, se é um hotsite e as pessoas não têm outras páginas para visitar, a taxa de rejeição tende a ser alta.

Assim como, nos blogs também. Já que, muitos visitantes estão buscando esclarecer dúvidas únicas. 

De acordo com o Métrica Boss, essa Taxa pode variar, seguindo a média:

40-60%Sites de conteúdo
30-50%Sites de geração de leads
70-98%Blogs
20-40%Sites de varejo
10-30%Sites de Serviços
70-90%Landing Pages Institucionais

Tempo de permanência / Duração média da sessão

E para encerrar a nossa lista de principais métricas do Analytics, vamos apresentar o “tempo de permanência”.

A métrica anterior deve ser mais próxima a zero, por outro lado, quanto maior o tempo de permanência, melhor. Porém, quando a pessoal lê um texto gigante, mas não interage no seu site, o tempo de permanência é considerado zero.

Ou seja, é importante manter as pessoas em atividade, estimulando que elas cliquem em outros links e naveguem por mais páginas do seu site.

Entendenda os Relatórios do Google Analytics

Agora que você já entendeu a importância do Google Analytics e o que significa cada uma das principais métricas, vamos explicar o que é cada relatório e quais informações você tem acesso.

Página inicial

Logo ao abrir o Google Analytics, você vai se deparar com a “página inicial”. Nela, é possível consultar um breve resumo dos dados. Ou seja, Você encontrará gráficos simplificados com:

  • Número de usuários
  • Número de sessões
  • Se há usuários ativos
  • De onde são os usuários que visitam o seu site
  • Quai são os canais de tráfego
  • Qual horário do dia os usuários estão mais ativos
  • e também insights que o Google oferece para indicar melhorias nas suas estratégias (parte muito importante)

Se acaso você não possui um conhecimento muito avançado sobre Google Analytics, esta página é a ideal para você entender o comportamento dos usuários. Já que, são gráficos bastante simples e de fácil compreensão.

pagina-inicial-google-analytics

Personalização

Por outro lado, o campo personalização requer um conhecimento mais avançado de GA. 

Essa funcionalidade é ótima para quem deseja realizar análises mais aprofundadas. Pois você pode criar dashboards de acordo com as métricas que você quer analisar.

Além disso, pode também criar alertas e relatórios personalizados.

Por exemplo, você pode criar um alerta receber um e-mail de quando o número de sessões é abaixo de 100.

Relatórios de Tempo real

O primeiro dos 5 tipos de relatórios do Google Analytics é o de “Tempo Real”.

O GA monitora todos os acessos do seu site e vai entregando as informações “ao vivo”. Dessa forma, é possível acompanhar desde quantos usuários estão ativos, de onde são, que páginas estão visitando, etc.

Num geral, este relatório é ótimo para monitorar quando é realizada alguma ação momentânea, como promoções da madrugada, campanhas de um único dia ou então o lançamento de site, por exemplo. 

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Relatórios de Público

Uma das premissas do marketing é a de que precisamos conhecer o nosso público, a nossa persona. Então, o Google nos entrega: quem é a audiência que acessa o seu site!

Isso que você vai compreender acessando o Relatório de Público.

Aqui você encontra informações demográficas e psicográficas a respeito dos indivíduos que frequentam seu site. Por exemplo, idade, sexo, interesses, localização e dispositivos que utilizam.

Você pode até mesmo ter uma noção sobre os assuntos que interessam às pessoas que visitam seu site.

Como isso te ajuda: Conhecendo seu público, você terá base para traçar sua estratégia, determinando quais são as melhores formas de se aproximar dele e em quais mídias e formatos investir.

Compreender as características do seu público é fundamental para que você possa identificar a forma como você deve se comunicar com o mesmo, utilizando isso a seu favor.

Caso você já tenha uma estratégia de marketing digital em andamento, é uma boa maneira de verificar se o público que está acessando seu site é realmente aquele que você deseja atingir.

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Relatórios de Aquisição

Depois de entender quem é a sua audiência, é preciso compreender como ela chega até você. É por isso que o segundo relatório do Google Analytics é o de aquisição.

Por meio dele é possível visualizar os principais canais de acesso ao seu site, como:

  • Organic Search: são acessos provenientes de pesquisas “orgânicas” no Google, que, por sua vez, são os links que aparecem abaixo dos anúncios na página de resultados de busca.
  • Paid Search: são acessos provenientes de pesquisas “pagas” no Google, que ao contrário dos resultados orgânicos, são anúncios pagos criados através da plataforma AdWords.
  • Direct: são acessos em que o usuário digita o link de seu site diretamente na barra de endereço do navegador.
  • Social: acessos que vêm de links em redes sociais, como Facebook, Instagram, Twitter, etc.
  • Referral: acessos que vêm de outros sites que contém links para o seu.

Além disso, é possível ter acesso a algumas das palavras-chave utilizadas pelos usuários que os levaram até seu site.

Como isso te ajuda: Através das métricas de aquisição, você compreenderá quais das mídias pelas quais sua empresa se comunica estão sendo efetivas, podendo assim determinar se elas valem ou não o tempo e o dinheiro investido.

Saiba tudo sobre os tipos de Tráfego, neste link

Com essas informações em mãos, é possível projetar as melhores formas de atrair seu público, assim como mensurar se os canais que já estão sendo utilizados têm sido efetivos.

relatorio-de-aquisicao-google-analytics

Relatórios de Comportamento

Nesse momento, você já sabe quem é o seu público e como ele chega até o seu site. Então, agora é a hora de entender qual o comportamento do usuário.

Como o próprio nome já diz, os relatórios de comportamento permitem que você visualize as diversas maneiras como os usuários interagem com seu site. Por meio dele, você pode encontrar as páginas mais acessadas, caminhos percorridos, termos utilizados para pesquisas internas, tempo médio de carregamento das páginas, dentre outras informações, tais como:

  • Visualizações de página: número de vezes que a página foi exibida em um período definido.
  • Tempo médio na página: média de tempo que os usuários permanecem no seu site.
  • Taxa de rejeição: aponta a porcentagem de usuários que deixaram seu site na primeira página que acessaram (isso pode indicar se o seu site corresponde às expectativas do público).
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Como isso te ajuda: Os dados de comportamento te mostram se as engrenagens do seu sistema estão bem lubrificadas. Se por exemplo você possuir um e-commerce, estes dados indicarão se existe algum problema no caminho que seus usuários percorrem até chegar nos produtos que desejam.

Sendo assim, você poderá determinar se a experiência dos usuários com seu site está sendo agradável e de quais formas você pode melhorá-la.

Relatórios de Conversões

Você sabe quem é o usuário, como chegou até o site, como se comporta. Por fim, é a hora se entender melhor se ele está convertendo, ou seja, comprando algo.

O último Relatório do Google Analytics é o de conversão. Neste, você verificará se os resultados de suas estratégias de marketing digital têm sido positivos ou negativos. 

O termo “conversão” é utilizado para determinar as ações realizadas pelos usuários que têm algum valor para você. Ou seja, não são necessariamente vendas, dentre os possíveis formatos de conversões, estão:

  • Contatos no seu site.
  • Solicitações de orçamento.
  • Cadastros em newsletters.
  • Compras em e-commerce.

Como isso te ajudaAtravés destas informações, você verificará se as estratégias adotadas por sua empresa estão dando retorno positivo ou negativo, te auxiliando a otimizar as mesmas para alavancar suas vendas e melhorar seus resultados.

Sendo assim, você terá ampla visão dos resultados de todos os seus esforços de marketing digital, fechando o ciclo de análises. Isso pode auxiliar a equilibrar seus gastos e tornar suas estratégias mais eficientes.

relatorio-de-conversao-analytics

Pronto para analisar seus Relatórios do Google Analytics?

Depois de ler este texto, com certeza você estará entendendo tudo sobre os relatórios do Google Analytics e poderá aplicar no seu negócio.

Além disso, você não precisa acessar a ferramenta sempre que quiser conferir estas informações. Pois, o analytics oferece a possibilidade de montar um relatório com os dados que você deseja, e definir os dias em que você deseja recebê-lo em seu email.


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